Emancipação politica e definitiva de São Gonçalo do Amarante

Foto:Internet

Uma belíssima história.

São Gonçalo do Amarante nasce as margens do rio Potengi, nasce da devoção de um santo contrutor e violeiro evangelizador. Nasce no sangue do sim convicto diante do massacre. Mas a emancipação política foi composta de um "vai-vem" nada fácil.

Em 11 de abril de 1833, durante o governo de Manoel Lobo de Miranda Henrique, foi criado o município de São Gonçalo do Amarante. Em 1856, durante o governo de Antônio Bernardes de Passos, São Gonçalo do Amarante foi atingida por uma epidemia de cólera, que matou um total de 171 pessoas. Em 1868, por meio de uma lei provincial sancionada pelo governador Gustavo Augusto de Sá, o município perdeu sua autonomia, sendo anexado ao município de Natal, capital da província do Rio Grande do Norte. Somente seis anos mais tarde a vila foi desmembrada e novamente elevada à condição de município.

"São Gonçalo do Amarante nasce as margens do rio Potengi, nasce da devoção de um santo contrutor e violeiro evangelizador.”

- Editorial

Mas cinco anos depois (1879), a população de São Gonçalo do Amarante foi vitimada por um golpe que transferiu a sede do governo municipal para a vila de Macaíba, antes denominada Cuité. Em 1890, alguns meses após o episódio da proclamação da república, o vice-presidente do estado do Rio Grande do Norte, José Inácio Fernandes Barros, elevou a vila de São Gonçalo do Amarante, que pertencia a Macaíba, à condição do município.

Com o decreto-lei estadual nº 268 de 1943, São Gonçalo do Amarante mais uma vez perdeu sua autonomia política, voltando de novo a ser distrito de Macaíba, com o nome de Felipe Camarão, e perdendo parte de suas terras, que deram lugar ao atual município de São Paulo do Potengi. Foi somente com a sanção da lei estadual nº 2324, de 11 de dezembro de 1958, que o distrito obteve definitivamente sua emancipação política, e com seu nome alterado, de Felipe Camarão para seu nome atual, São Gonçalo do Amarante.

Com base nessa situação, o recomendado para quem deseja fazer um negócio dar certo é começar trabalhando em algo agradável, que domine muito bem ou que pelo menos tenha vontade de aprender trabalhar, pois isso resultará em um trabalho muito mais bem feito e com resultados positivos.

Conheça também!

Ouça agora o hino do município

Quem somos

Trabalhamos para dsenvolver as melhores mídias e plataformas de comunicação.Por estes meios mostramos a cidade de São Gonçalo do Amarante para os cidadãos e cidadãs, e para os turistas, com todas as nuances.

Anuncie aqui.

Confira os nossos planos e soluções em marketing digital.

saogoncalorn.net.br