Basta passar pela cidade, parar um pouco e na conversa boa na praça começa-se a perceber os traços da cultura popular presentes na vida do povo são gonçalense. A gênesis da cultura local parte de diferentes frentes onde a religiosa é uma das maiores. Aqui os sinais culturais surgem do artesanato autêntico que tem um centro de artesanato municipal onde reúne as mais variadas expressões, ultensílios de barro e etc, o teatro municipal com capacidade para 238 pessoas inaugurado em 2003, os grupos de dança folclórica que vem mantendo a tradição por gerações e continua atraindo jovens, a banda municipal tem uma cara jovem, os símbolos como Dona Militana, o Galo branco e as festas de padroeiros.
Os principais são a festa de São Sebastião, comemorada em alguns povoados do município no dia 19 de janeiro; a festa de São Gonçalo, realizada em 28 de janeiro, feriado municipal; a Festa dos Motoristas no dia 30 de maio; a festa de Santo Antônio no distrito de Santo Antônio do Potengi em 12 de junho; a tradicional festa de Santa Terezinha realizada na comunidade de Guanduba e a corrida de jegues, ambos em setembro; a festas de São Francisco (realizada nas comunidades de Alagadiço Grande e Rio da Prata), de São Benedito, de Nossa Senhora do Ó (no povoado de Rego Moleiro) e a comemoração aos Mártires de Uruaçu, no mês outubro; a festa de São Judas nos povoados de Jacaré-Mirim e Uruaçu, em novembro e as festas de Santa Luzia (realizada na Igreja Nova e na comunidade Serrinha) e de emancipação política, em dezembro.
A cidade possui um reconhecimento cultural em todo o Estado tendo o Galo branco como símbolo da cultura popular do Rio Grande do Norte(em 1996).
São Gonçalo do Amarante é, o que podemos dizer, uma metrópole cultural autêntica com todas as suas ações para perpetuar seus costumes e sua história viva em seu povo e por aqueles que aqui se achegam.
A mais nova das frentes culturais que vem tomando maciçamente destaque é o esporte. O campeonato de futebol amador do município já é considerado o maior do Brasil, com um campeonato do porte profissional vem atraindo audiência ano a ano.
"Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro."
- Editorial
Aos poucos vamos apresentando cada detalhe da vida cultural da cidade.